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Alinhamento de direção

O alinhamento é um processo que regula os ângulos de direção e suspensão do carro.

Há três tipos de desalinhamento. São definidos assim:

– Divergência ou convergência: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo horizontal;
– Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical;
– Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.

O alinhamento, na maioria dos veículos, é projetado para minimizar o desgaste – e também maximizar o conforto do motorista.

Além disso, aumenta o desempenho do carro – mas é importante ressaltar que cada tipo de modelo tem necessidades específicas. De uma forma geral, portanto, não há exigência universal para alinhamento de automóveis.

Quando devo alinhar meu carro?

- A cada 10.000 km rodados;

- A cada troca de pneus;

- Quando o veículo estiver puxando;

  • Quando houver troca de qualquer componente da suspensão do veículo.

 

Balanceamento de rodas

O balanceamento de rodas faz parte do pacote básico de cuidados que você precisa ter com seu veículo.

Assim como o alinhamento, o balanceamento está relacionado à suspensão do carro. Evita trepidações na direção e garante que o desgaste dos pneus seja uniforme.

Quando devo balancear as rodas de meu carro?

- A cada 10.000 km rodados;

- A cada troca de pneus;

- Quando o veículo estiver trepidando;

- Quando for feito o rodízio dos pneus.

 

Rodízio dos pneus

O rodízio de pneus é necessário porque, à medida em que são utilizados, ocorre um desgaste irregular. Por isso, é preciso igualá-los: o desgaste semelhante em todos os pneus de um veículo proporciona maior estabilidade e, consequentemente, prolonga sua vida útil.

Um pneu dura em média 50.000km, mas tudo depende das condições das vias de trânsito e do estilo de condução do motorista. O mesmo acontece com o prazo recomendado para rodízio, que varia de 5.000 a 10.000 km.

A maioria dos veículos possui apenas tração dianteira. Por isso, nem sempre desgastam de maneira uniforme (os dianteiros costumam ter vida útil menor do que os traseiros). Mesmo nos veículos com tração nas quatro rodas há desgaste desigual; então, é necessário realizar o rodízio.

O ideal, portanto, é que o proprietário sempre fique atento às condições dos pneus para evitar dores de cabeça. Finalmente, ao realizar o rodízio, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento – a calibragem correta dos pneus a cada 15 dias é outro item importante para evitar o desgaste prematuro.

 

Higienização do ar condicionado

O principal componente para garantir a qualidade do ar que circula pelo sistema do ar condicionado do seu veículo é o filtro de ar ou filtro de pólen, que retém a sujeira e protege o sistema.

No entanto, para que o processo seja realizado adequadamente, o filtro deve ser trocado a cada 6 meses – e esta é a primeira regra para executar a higienização!

Não há uma quilometragem exata para a substituição, que será executada mediante o estado do filtro, ou seja, do quanto foi exposto.

E os primeiros sinais de que o filtro está muito sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação, situação em que é necessário elevar a velocidade do ar.

 

Cristalização dos vidros

A escuridão, chuva, neblina ou outros fenômenos climáticos podem prejudicar a visibilidade do motorista e, assim, colocar em risco a segurança do condutor e de sua família.

Em casos assim, a cristalização dos vidros é uma medida que pode garantir visibilidade segura para o veículo!

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